contactos
.

sábado, 30 de maio de 2009

Axonometria ortogonal – rebatimento de um plano axonométrico

Morfologia da palavra: Axonometria = Axon (eixo) + metreo (medida).

A perspectiva axonométrica, também chamada de perspectiva paralela ou axonometria é um tipo de projecção cilíndrica em que as figuras são referendadas a um sistema ortogonal de três eixos que formam um triedro.

As perspectivas axonométricas são amplamente utilizadas nos mais diversos campos, na arquitectura, na engenharia, no design de equipamento, na ilustração de instruções de montagem (como os manuais de montagem do IKEA), entre outros. Isto é devido à simplicidade de construção, ao facto de proporcionar imagens semelhantes às da perspectiva exacta e ainda assim mantendo alguma exactidão, exactidão essa muitas vezes necessária nas áreas técnicas mencionadas (claro que montar um móvel do IKEA pode não parecer uma tarefa muito técnica, mas que os desenhos ajudam, ajudam. E mesmo com os desenhos considero sorte ver que o nosso móvel acabadinho de montar se parece com o que estava no catalogo).
Exemplo de uma ilustração (axonométrica) do IKEA

Algumas aplicações usuais da axonometria são as perspectivas dos interiores das habitações, perspectivas de pormenores construtivos, como coberturas, instalações hidráulicas, eléctricas entre outras, e perspectivas de peças de design, como mobiliário e outro equipamento.

As perspectivas axonométricas são classificadas em dois tipos:

  1. Axonometria oblíqua (perspectivas: militar e cavaleira);
  2. Axonometria ortogonal (perspectivas: isométrica, dimétrica e trimétrica ou anisométrica).
Neste post vamos falar do rebatimento dum plano axonométrico (neste caso o xy) de uma axonometria ortogonal.

1.º passo - marcação dos eixos e do triângulo fundamental.
Os ângulos dos eixos são marcados segundo os dados do exercício (tendo em atenção que o eixo z é vertical, o x para a esquerda e o y para a direita), e o triângulo fundamental tem os seus lados perpendiculares aos eixos (como indicado na figura).
2.º passo – fazer uma paralela a um lado do triangulo fundamental
Devemos usar o lado do triangulo que está assente no plano axonométrico que queremos rebater (neste caso o xy).
3.º passo – marcar os pontos X’r e Y’r
Fazendo para isso uma paralela ao eixo que não estamos a rebater (neste caso o z).
4.º passo – dividir o segmento X’r Y’r ao meio
Para isto devemos utilizar o compasso.
5.º passo – fazer um semi-circulo (para o lado do “O”)
Ponta seca do compasso no centro do segmento X’r Y’r, abrir até X’r (ou Y’r) e riscar.
6.º passo – prolongar o eixo que não estamos a rebater para marcar o “Or”
7.º passo – fazer os eixos axonométricos rebatidos
Riscar do X’r ao Or teremos o eixo xr, riscar do Y’r ao Or teremos o yr.
Com o plano axonométrico rebatido já poderemos fazer a nossa figura em verdadeira grandeza, mas isso deixo para vocês.

Não esquecer que para rebater qualquer outro plano axonométrico bastará seguir estas instruções, com as respectivas correcções ao nível dos pontos utilizados. Estas instruções são independentes da axonometria ortogonal utilizada, não interessa se é isométrica, se é dimétrica ou trimétrica, o processo é sempre o mesmo. E existem outros modos de rebater os planos axonométricos, mas este parece-me o mais fácil de utilizar e de aplicar, pelo menos os meus alunos assim o dizem, mas se estiverem interessados noutro qualquer método de rebatimento, farei os possíveis para o explicar aqui.

9 comentários:

  1. tens um trabalho mt bem feito, parabens...

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde! Sou aluna de Geometria Descritiva e gostaria de saber se é possivel esclarecer a minha duvida no seguinte exercio que esta no caderno de actividades do manual, exercicio nº 763:

    Desenhe a perspectiva isométrica de um cubo com 4cm de aresta, considerando:
    - face inferior do cubo é o quadrado (ABCD), que está contido num plano horizontal (de nivel)
    - A (2;1;3)
    - a aresta (AB) é paralela ao eixo X e a aresta (AD) é paralela ao eixo Y
    - o cubo situa-se, na totalidade, no espaço do 1º Triedro

    Como marco os 4 cm nos eixos de rebatimento uma vez que nao posso marcar diretamente a partir do ponto A???

    PFF ajude-me a esclarecer esta duvida o mais rapido possivel!

    Obrigada pela atençao e desculpe pelo incomodo :)

    ResponderEliminar
  3. Não entendo muito bem a dúvida, mas vou tentar esclarecer.
    Este é um exercício relativamente simples, então se o cubo está assente num plano horizontal (paralelo aos eixos x e y) vamos por começar a rebater o plano xy (como indicado neste post), marcamos o ponto A rebatido (marcar apenas a abcissa e o afastamento) e fazemos em verdadeira grandeza os lados AB e AD e posteriormente o ponto C (fazendo um quadrado).
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada por ter ajudado como tamb�m por ter respondido!

    Nao aprendi a rebater o plano xy dessa forma como o senhor explicou mas sim pelo metodo dos cortes onde n�s rebatemos o plano xy para o interior da piramide axonometrica
    Gostava de saber, se for possivel, como � que fazemos a verdadeira grandeza dos lados AB e AD e do do ponto C a partir do metodo dos cortes???
    Nao percebo aquela parte em que temos de transportar os afastamentos e cotas para os eixos, faz-me confusao e nao sei em que situa�oes temos de fazer isso e porque que temos de fazer isso!

    Desculpe querer saber tudo detalhadamente, pois para mim � muto importante compreender todos os passos para conseguir fazer o exercicio!

    Aguardo resposta

    Obrigada novamente pela aten�ao e desculpe novamente pelo incomodo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O método dos cortes na sua génese é igual ao método aqui apresentado, pois o que interessa é obter os eixos (x e y neste caso) em verdadeira grandeza (rebatidos).
      Então se os eixos estão rebatidos poderemos marcar as medidas directamente em cima dos mesmos, ou seja posso marcar a abcissa no eixo de x, o afastamento no eixo de y e a cota no eixo de z (quando os mesmos estiverem rebatidos), depois sobre o transporte é um pouco mais difícil de explicar por aqui. Mas resumidamente, faz-se uma perpendicular ao eixo do rebatimento, e essa perpendicular faz a transição entre rebatido e não rebatido.

      Eliminar
    2. Muito Obrigada por me ajudar! Agora ja percebi melhor :)

      Eliminar
  5. Bem tenho vergonha em perguntar isto, mas como posso rebater um axonometria isométrica utilizando este método ? Responde-me se faz favor que isto de estudar sozinha sem explicações e nem aulas parece ser por vezes bastante complicado. >.<

    ResponderEliminar
  6. Sim, pode utilizar este método para rebater uma isometria, pode utilizar este método para qualquer axonometria ortogonal (isometria, dimetria e trimetria)

    ResponderEliminar
  7. Gosteida explicacao muito obrigado.........

    ResponderEliminar