contactos
.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Novo Acordo Ortográfico (4)

Hifenização

Com a introdução do novo acordo ortográfico, em relação à hifenização, a regra é a simplificação e redução do uso de hífens.

Agora, na nossa língua, o hífen é mais escasso, pois as palavras compostas formadas por dois elementos tendem a aglutinar-se e as palavras compostas formadas por 3 (ou mais) elementos tendem, simplesmente, a perder o hifen

Contudo há exceções, que são as seguintes:


Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral (exceto nas ligações da preposição de com as formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver: hás de, heis de).
Amor-perfeito, boa-fé, guarda-noturno, guarda-chuva, criado-mudo, decreto-lei.

Usa-se hifen nas palavras compostas que designam espécies na área da botânica e da zoologia, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento.
Abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, bênção-de-deus, erva-de-rato, erva-de-chá, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-inácio, bem-me-quer, andorinha-grande, cobra-capelo, forminga-branca.

Usa-se hífen, nas palavras compostas comuns, antes de um h (exceto quando o termo perdeu o h original como em desumano, inábil).
sobre-humano, proto-história, tele-homenagem, sub-humano, super-homem.

Usa-se hífen nas palavras compostas quando um ou ambos os vocábulos, com a aglutinação, perdessem a sua dicção.
Sub-reitor, circum-ambiente, mal-estar. 

Usa-se hífen nas palavras compostas quando o prefixo é além, aquém, bem, ex, pós, pré, pró, recém, sem, vice (exceto quando a pronúncia for fechada como em pos, pre, pro, neste caso aglutina-se ao outro termo: preencher, posposto, preaquecer, predeterminar, preestabelecer, preexistir).
além-mar, bem-educado, pré-natal, pró-reitor, recém-nascido, sem-terra, vice-campeão.

Usa-se o hífen nas palavras compostas quando o prefixo termina em vogal e o elemento imediatamente seguinte começa por vogal igual àquela, (excetuando o prefixo co- e re-, que ocorre em geral aglutinado, mesmo quando o elemento seguinte começa por o ou por e, respetivamente).
anti-inflamatório, mini-instrumento, micro-organismo, sobre-erguer, ultra-apressado.

Usa-se hífen nas palavras compostas com elementos repetidos ou com apóstrofo.
tico-tico, tique-taque, pingue-pongue, blá-blá-blá, cobra-d'água, mãe-d'água, mestre-d'armas.

Usa-se hífen em certas grafias consagradas (que são exceções à regra pois as palavras compostas por três termos perdem o hífen).
Água-de-colónia, arco-da-velha, pé-de-meia, mais-que-perfeito, cor-de-rosa, à queima-roupa, ao deus-dará.

Espero que estas oito exceções vos ajudem a melhor utilizar o novo acordo ortográfico. 

Mas convém relembrar algumas regras ainda vigentes, por exemplo, aquando da aglutinação e quando a pronúncia exigir, dobram-se o r ou o s do segundo termo e quando o hifen cai no fim da linha, o hífen deve ser repetido, por clareza, na linha abaixo como: couve-
-flor

Sem comentários:

Enviar um comentário