contactos
.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Informações sobre o exame de Matemática A a realizar em 2013

Os temas que constituem o objeto de avaliação no Exame Nacional de Matemática A (12.º) que se realizará em 2013, são os seguintes:
_ Probabilidades e Combinatória;
_ Funções;
_ Complexos.

De acordo com o indicado no Programa do 12.º Ano, a resolução de alguns dos itens pressupõe,
como pré-requisito, o conhecimento dos temas seguintes:
_ Estatística (10.º ano);
_ Sucessões (11.º ano);
_ Geometria (10.º e 11.º anos).

A prova de exame tem por referência o Programa de Matemática A, homologado em 2002, e a prova pode envolver:
_ Utilização correta do vocabulário específico da Matemática;
_ Utilização e interpretação da simbologia da Matemática;
_ Utilização de noções de lógica indispensáveis à clarificação de conceitos;
_ Domínio correto do cálculo em R e em C, operando com expressões racionais, irracionais,
exponenciais, logarítmicas e trigonométricas;
_ Aplicação dos conceitos de continuidade, derivadas e limites;
_ Desenvolvimento de raciocínios demonstrativos, usando métodos adequados;
_ Desenvolvimento de raciocínios demonstrativos, a partir da axiomática das probabilidades;
_ Resolução de problemas envolvendo cálculo de probabilidades;
_ Resolução de problemas de contagem;
_ Resolução de problemas em contexto de Matemática, de Física, de Economia e de Ciências
Humanas;
_ Resolução algébrica, numérica e gráfica de equações, inequações e sistemas;
_ Seleção de estratégias de resolução de problemas;
_ Formulação de hipóteses e previsão de resultados;
_ Utilização de modelos matemáticos que permitam analisar, interpretar e resolver problemas
da vida real (casos simples);
_ Interpretação e crítica de resultados no contexto de um problema;
_ Aplicação do estudo das funções e dos seus gráficos à interpretação e à resolução de problemas,
nomeadamente através da utilização das potencialidades gráficas da calculadora;
_ Aplicação dos conhecimentos de análise infinitesimal no estudo de funções reais de variável real;
_ Identificação de relações entre conceitos da Matemática;
_ Expressão do mesmo conceito de diversas formas ou em diferentes linguagens;
_ Apresentação dos textos de forma clara e organizada;
_ Comunicação de conceitos, raciocínios e ideias com clareza e rigor lógico.


Boa sorte

Sem comentários:

Enviar um comentário