contactos
.

sábado, 21 de julho de 2012

Boas férias


Após uma fase de muito stress, como é esta dos exames (para quem nela participou), nada melhor que descontrair numa bela praia.


Boas férias!

(imagem retirada de http://www.thewallpapers.org/photo/31394/exotic_paradise_beach.jpg)

sábado, 14 de julho de 2012

Serviços de psicologia


Nas diferentes etapas da vida somos confrontados com problemas e dificuldades, e as Explicações do Rui, no sentido de se tornar uma referência no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, oferece agora vários serviços de Psicologia para crianças e jovens, personalizados, rigorosos e éticos.

Possuímos serviços de orientação vocacional, de modo a facilitar ao indivíduo a tomada de decisões vocacionais, de avaliação psicológica, que permite diagnosticar aspetos cognitivos, emocionais e da personalidade do paciente, consultas de acompanhamento psicológico, sessões de aconselhamento a pais, e um programa de métodos de estudo cujo objetivo é proporcionar ao aluno estratégias orientadoras de procedimentos e hábitos de estudo.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Orientação Vocacional


O conceito de Orientação Vocacional define-se como sendo um processo de maturação e aprendizagem pessoal, acompanhado de uma ajuda técnica para facilitar ao indivíduo a tomada de decisões vocacionais, com o objetivo de alcançar sucesso na realização pessoal e na integração social através do mundo do trabalho. Assim sendo propomo-nos a:

  • Promover a exploração das aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações dos jovens;
  • Consciencializar acerca das aptidões e habilidades necessárias para o exercício das diversas profissões;
  • Elaborar um perfil individual através da aplicação de testes de orientação escolar e profissional;
  • Informar sobre as ofertas escolares, formativas e profissionais;
  • Aconselhar para a escolha vocacional que melhor se ajuste.

Destinatários:


  • aluno/a cujo percurso escolar se aproxima de momentos de decisão (9.º ano ou 12.º ano);
  • aluno/a que estás a ponderar mudar de área/curso (10º, 11º);
  • aluno/a que procuras percursos alternativos ao ensino regular (7º, 8º). 

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.

Acompanhamento Psicológico (Crianças e Adolescentes)


Nas Consultas de Acompanhamento Psicológico, temos por objetivo ajudar a criança ou o adolescente a gerir as emoções, preocupações / inquietações que possam estar a comprometer o seu bem-estar.

São motivos deste tipo de acompanhamento: Perturbações da Aprendizagem; Alterações do Comportamento; Comportamentos Auto-Agressivos/Hetero-Agressivos; Perturbações do Sono; Perturbações Alimentares; Comportamentos Desafiantes/Opositores; Perturbações Psicossomáticas; Dificuldades no Controlo dos Esfíncteres; Condutas Fóbicas e Comportamentos Obsessivo-Compulsivo; Inibição Psicomotora; Situações de Perda.

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.

Avaliação Psicológica


A Avaliação Psicológica surge como um processo fundamental da abordagem psicológica, uma vez que permite diagnosticar aspetos cognitivos, emocionais e da personalidade do paciente. Dispomos de uma variedade de instrumentos, os quais são selecionados de acordo com a queixa apresentada e a informação obtida na entrevista de avaliação.

A avaliação psicológica pretende compreender a origem do mal-estar (traduzida por sintomas/queixas diversas), ao conhecer e perceber as características do desenvolvimento emocional da criança e adolescente, as suas dinâmicas familiares e relacionais, e o contexto em que o sintoma se expressa.

Os resultados desta avaliação serão devolvidos numa outra sessão, na qual será entregue um relatório de Avaliação Psicológica e proposto um Acompanhamento Psicológico (que pode ou não ser aceite pelo paciente).

Assim sendo, uma consulta de Avaliação Psicológica tem por objectivo diagnosticar, identificar e compreender o mal-estar sentido pela criança/adolescente, e determinar qual a melhor intervenção.
 
A Avaliação Psicológica compreende:

Avaliação Cognitiva e da Inteligência – esta avaliação é frequentemente solicitada pelos educadores e professores, uma vez que permite avaliar as competências cognitivas e intelectuais da Criança / Adolescente, dando indicações para o despiste de Dificuldades de Aprendizagem, Défice Cognitivo, Dislexia, entre outros.

> Avaliação Emocional e da Personalidade – esta avaliação permite identificar as características individuais e as emoções subjacentes ao desajustamento comportamental, social e emocional.

> Avaliação da Prontidão Escolar – todas as crianças que fazem 6 anos até dia 15 de Setembro são obrigadas a serem matriculados no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico; as crianças que completem os 6 anos depois dessa data podem matricular-se se os pais assim o quiserem e se a escola os aceitar.

       Existem, porém, exceções, nomeadamente:
       - Adiamento de escolaridade (Crianças com Necessidades Educativas Especiais; Crianças Imaturas);
       - Antecipação de escolaridade (Sobredotação).

Neste tipo de avaliação, tendo em consideração única e exclusivamente a criança, daremos prioridade ao seu bem-estar emocional.

> Avaliação dos Padrões de Comportamento – esta avaliação é recomendada em casos de dificuldades de socialização, autonomização, agressividade, isolamento.

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.

Aconselhamento a Pais


As sessões de Aconselhamento a Pais surgem como uma alternativa ou um complemento do processo de Acompanhamento Psicológico. Após a devida avaliação à criança / adolescente e às suas dinâmicas familiares, procuramos ajudar os pais a encontrar as melhores estratégias para gerir e lidar com as dificuldades comportamentais ou escolares, no sentido de promovermos uma melhoria das relações familiares e um maior bem-estar familiar.

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.

Métodos de Estudo


O Objectivo Geral de um Programa de Métodos de Estudo é proporcionar ao aluno que o frequenta estratégias orientadoras de procedimentos e hábitos de estudo.

Cada vez mais se pretende que o aluno saiba estudar para aprender, tornando-se no agente principal do seu processo de aprender a aprender. Falar em estudar para aprender implica falar-se em procedimentos susceptíveis de serem ensinados aos alunos para aumentar a eficácia do tempo de estudo. Ajudar o aluno a reflectir sobre os procedimentos que utiliza e ensinar um conjunto de estratégias que ele pode adoptar quando estuda, constitui um contributo valioso para que o estudar seja vivido de um modo significativo, que seja, efectivamente, estudar para aprender.

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.

Curriculo


Dra. Mariline Ferreira

> Licenciatura em Psicologia Aplicada, área de Psicologia Educacional;
> Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
> Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes;
> Pós-Graduação em Reabilitação e Inserção Social;
> Formadora Certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);
> Experiência em Serviços de Psicologia e Orientação no Ensino Privado e Público;
> Experiência em Formação de Adultos.

Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.