A Avaliação Psicológica surge como um processo fundamental da abordagem psicológica, uma vez que permite diagnosticar aspetos cognitivos, emocionais e da personalidade do paciente. Dispomos de uma variedade de instrumentos, os quais são selecionados de acordo com a queixa apresentada e a informação obtida na entrevista de avaliação.
A avaliação psicológica pretende compreender a origem do mal-estar (traduzida por sintomas/queixas diversas), ao conhecer e perceber as características do desenvolvimento emocional da criança e adolescente, as suas dinâmicas familiares e relacionais, e o contexto em que o sintoma se expressa.
Os resultados desta avaliação serão devolvidos numa outra sessão, na qual será entregue um relatório de Avaliação Psicológica e proposto um Acompanhamento Psicológico (que pode ou não ser aceite pelo paciente).
Assim sendo, uma consulta de Avaliação Psicológica tem por objectivo diagnosticar, identificar e compreender o mal-estar sentido pela criança/adolescente, e determinar qual a melhor intervenção.
A avaliação psicológica pretende compreender a origem do mal-estar (traduzida por sintomas/queixas diversas), ao conhecer e perceber as características do desenvolvimento emocional da criança e adolescente, as suas dinâmicas familiares e relacionais, e o contexto em que o sintoma se expressa.
Os resultados desta avaliação serão devolvidos numa outra sessão, na qual será entregue um relatório de Avaliação Psicológica e proposto um Acompanhamento Psicológico (que pode ou não ser aceite pelo paciente).
Assim sendo, uma consulta de Avaliação Psicológica tem por objectivo diagnosticar, identificar e compreender o mal-estar sentido pela criança/adolescente, e determinar qual a melhor intervenção.
A Avaliação Psicológica compreende:
> Avaliação Cognitiva e da Inteligência – esta avaliação é frequentemente solicitada pelos educadores e professores, uma vez que permite avaliar as competências cognitivas e intelectuais da Criança / Adolescente, dando indicações para o despiste de Dificuldades de Aprendizagem, Défice Cognitivo, Dislexia, entre outros.
> Avaliação Cognitiva e da Inteligência – esta avaliação é frequentemente solicitada pelos educadores e professores, uma vez que permite avaliar as competências cognitivas e intelectuais da Criança / Adolescente, dando indicações para o despiste de Dificuldades de Aprendizagem, Défice Cognitivo, Dislexia, entre outros.
> Avaliação Emocional e da Personalidade – esta avaliação permite identificar as características individuais e as emoções subjacentes ao desajustamento comportamental, social e emocional.
> Avaliação da Prontidão Escolar – todas as crianças que fazem 6 anos até dia 15 de Setembro são obrigadas a serem matriculados no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico; as crianças que completem os 6 anos depois dessa data podem matricular-se se os pais assim o quiserem e se a escola os aceitar.
Existem, porém, exceções, nomeadamente:
- Adiamento de escolaridade (Crianças com Necessidades Educativas Especiais; Crianças Imaturas);
- Antecipação de escolaridade (Sobredotação).
Neste tipo de avaliação, tendo em consideração única e exclusivamente a criança, daremos prioridade ao seu bem-estar emocional.
> Avaliação dos Padrões de Comportamento – esta avaliação é recomendada em casos de dificuldades de socialização, autonomização, agressividade, isolamento.
Marque a sua primeira consulta e veja qual o plano de acompanhamento/aconselhamento psicológico se adequa a si.
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