Agora, devido à nossa recente aquisição de uma máquina de café, podemos oferecer, aos nossos professores e alunos (desde que maiores de idade), um café expresso com um creme intenso, que se destaca pelo estilo e sabor do café expresso à Italiana, proporcionando uma experiência que envolve todos os sentidos.
Alguns dados sobre a cafeína:
- Ativa o estado de alerta, pois bloqueia a receção da adenosina.
- É a droga mais consumida no mundo (encontra-se no café, no chocolate, nas bebidas energéticas, nas colas, no chá e no cacau).
- Pode ser encontrada em analgésicos e inibidores de apetite.
- A dose ideal é cerca de 300 mg por dia, equivalente a 2 ou 3 chávenas de café.
- Em excesso a cafeína pode causar agitação, ansiedade, dores de cabeça, insónias e contração das veias e artérias (o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos).
- Ajuda no aumento da concentração, melhora o humor e diminui a fadiga.
- Apesar de causar dores de cabeça se consumida em excesso, alguns médicos usam o café como tratamento das enxaquecas, pois a cafeína contrai os vasos sanguíneos que normalmente são as causas da dor de cabeça.
- A cafeína está incluída nos regulamentos de doping de todas as federações desportivas, para ser considerada doping a dose é de 12 mg/l, o que se consegue com cerca de 4 chávenas de café.
- A cafeína pode ser consumida mas sem excessos.