contactos
.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Calendário de Exames 2013

Saiu o calendário dos exames nacionais para este ano publicados em Diário da República datado de 5 de fevereiro, que pode consultar aqui. Os exames nacionais do ensino secundário em 2013 decorrem entre 17 de junho e 18 de julho.

E não se esqueçam que a 1.ª fase dos exames finais nacionais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade é obrigatória para todos os alunos internos e autopropostos. Os alunos internos e autopropostos que faltarem à 1ª fase dos exames nacionais não são admitidos à 2.ª fase. Os alunos que realizarem provas na 1ª fase podem ser admitidos à 2.ª fase dos exames nacionais, desde que:

  • Não tenham obtido aprovação positiva nas disciplinas em que realizaram exames finais nacionais na 1ª fase, ficando inscritos automaticamente para a 2ª fase;
  • Pretendam realizar melhoria de classificação em qualquer disciplina realizada na 1ª fase, no mesmo ano letivo, sendo obrigatório a inscrição na 2ª fase de exames.


Calendário de Exames Nacionais do Ensino Secundário em 2013

  • 1ª fase - De 17 a 26 de junho
  • 2ª fase - De 16 a 18 de julho
Calendário Exames Nacionais Ensino Secundário 2013

Inscrições

A inscrição nos exames nacionais do ensino secundário em 2013 decorre de 18 de fevereiro e 1 de março de 2013. A inscrição deve ser feita no estabelecimento de ensino que o aluno frequenta.


Calendário Exames Nacionais Ensino Básico

Os alunos do 4º ano do ensino básico realizam as provas finais do 1.º ciclo 2013 às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no dia 9 e 11 de Maio, respectivamente.

Calendário Provas Ensino Básico 2013

Exames 2013

Os exames nacionais vão já, em 2013, incidir sobre os programas dos três anos do ensino secundário. Desde 2007 que os exames das disciplinas trienais, que os alunos têm no 10.º, 11.º e 12.º anos apenas incidiam sobre o programa do último ano. Agora vai mudar. A alteração a esta norma consta de uma portaria da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário publicada em Agosto e que foi ontem relembrada pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), na sua página de Internet .

Com esta alteração, os exames nacionais das disciplinas de Português (639), Matemática A (635), História A (623) e Desenho A (706), a realizar em 2013, irão ter por referência os programas dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

É uma surpresa para os estudantes que este ano entraram no 12.º ano e que tinham como adquiridas as normas ainda prevalecentes quando frequentaram o 10.º e 11.º anos sobre o que lhes seria pedido nos exames nacionais para a conclusão do ensino secundário.

No ano passado, o Ministério da Educação e Ciência já tinha decidido alterar as regras a meio do percurso para os alunos do ensino recorrente que pretendiam candidatar-se ao ensino superior. Mais de 200 interpuseram uma acção judicial contra este procedimento, que foi despachada favoravelmente pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa. Segundo o tribunal, estes estudantes requerentes detinham "legítimas expectativas" na manutenção do regime jurídico pré-existente ao início do ano lectivo. 
in Publico