No mundo actual cada vez mais é necessário haver um conjunto de regras ou normas que permitam uma uniformização dos desenhos de um qualquer objecto de modo a permitir o entendimento e a execução do objecto representado por qualquer pessoa em qualquer lado, deve por isso utilizar uma linguagem universal.
Com o advento da industrialização e da produção em série, houve a necessidade de o sistematizar para as indústrias de produção, e todos consumimos objectos de produção em série, e todos esses objectos foram desenhados, sendo assim, é possível verificar a importância que o desenho técnico possui no mundo industrializado de hoje.
O desenho técnico é uma linguagem, com regras restritas. O método de representação em projeções ortogonais utilizado hoje em dia é uma extensão do método da geometria descritiva (criado por Gaspar Monge, séc. XVIII) que permitiu a representação precisa, a leitura clara e inequívoca e a reprodução exata dos objetos.
Normas
Cada país elabora as suas próprias normas, mas cada vez mais respeitando as recomendações da International System Organization (ISO).
Para além das normas portuguesas (NP), em Portugal também são muito usadas as normas DIN (Deutsch Industrie Normen) – normas alemãs, e as normas ASA (american Standard Association) – normas americanas.
Exemplo da norma portuguesa NP-48
Em Portugal a entidade responsável pelas normalização é o Instituto Português da Qualidade (IPQ).